27.11.05

Epílogo



O todo só será maior do que a soma das partes se houver uma comunhão entre as mesmas e um empenho em realizar uma visão compartilhada.

Considerar Sinergia associada ao clichê “o todo é maior que a soma das partes” é uma visão muito estreita e limitada e até mesmo distorcida, pois algumas vezes o todo não é maior e sim diferente e em outros casos o todo não poderia ser obtido sem a comunhão das partes. Entretanto, mesmo após toda uma vasta exposição de conceitos e exemplos de Sinergia, talvez ainda não tenha sido formada uma percepção da importância do tema que, para alguns, ainda parecerá apenas um modismo, ou uma forma contemplativa de teorizar algo que é tão comum na natureza.

Cabe aqui lembrar que o importante é desenvolver um trabalho colaborativo, visando um efeito sinérgico mais significativo, já que, entre humanos, não se consegue Sinergia tão espontaneamente como na natureza.Habilidades e competências, mesmo complementadas com a consciência da necessidade de compartilhar visão, o empenho individual e o respeito às realidades alheias não são suficientes para conseguir um ambiente sinérgico.

O estímulo, o desenvolvimento e a manutenção da sinergia dependem do entendimento do propósito específico e do tipo de esforço conjunto que se quer desenvolver, seguido de uma dedicação a cuidados posteriores para não deixar enfraquecer a ligação sinérgica conquistada. Esses cuidados precisam ser redobrados, pois hoje as mudanças parecem ser mais desafiantes do que nunca.

Não dá mais para simplesmente aprimorar fórmulas de sucesso, pois podem ocorrer situações em que se precisa de atitude mais incisiva, algo como “trocar de marcha”, ou até mesmo “trocar de máquina” para acompanhar as mudanças do ambiente. Essas trocas corresponderiam a mudanças que mexem com os valores e os esquemas de compreensão da realidade, ampliando o leque de possibilidades de agir em cada situação. Essa ordem de mudança cria novas formas de resgatar experiências e desenvolve novos hábitos, reorganizando modelos mentais. Essa reorganização seria acompanhada por mudanças nos sistemas de administração do conhecimento que, além de se beneficiarem da evolução tecnológica, poderiam disparar uma transformação da cultura, visando um maior alinhamento com as estratégias organizacionais.


Free Hit Counter