28.11.05

Ingredientes da Sinergia


Caráter confiança e colaboração são fatores críticos para o sucesso de uma parceria sinérgica.

Um dos desafios da inovação e do empreendedorismo, na atualidade, é o aproveitamento dos recursos tecnológicos para propiciar cada vez mais facilidades de conexão entre as pessoas e aumentar a capacidade de inclusão de informação aos produtos e serviços.

Há que se notar que, se por um lado, o aproveitamento dos meios colocados a nossa disposição pela evolução tecnológica, depende da eficácia com que usamos o conhecimento; por outro lado, este aproveitamento implica em mudanças que exigem quebra de paradigmas e novas estratégias organizacionais.

Para usar o conhecimento com eficácia e promover essas mudanças vamos precisar de parcerias sinérgicas, que por sua vez são também facilitadas com o avanço tecnológico.

Cabe aqui ressaltar que na própria formação de uma parceria, existem fatores importantíssimos para a obtenção do efeito sinérgico que dependem diretamente das facilidades de conexão entre as pessoas.

Em resumo, na Sociedade do Conhecimento, a inovação e o empreendedorismo dependem de sinergia entre parceiros que, por sua vez, é conquistada com confiança e colaboração, que são ingredientes invisíveis e passíveis de serem refinados pela conectividade e pela gestão do conhecimento.


Free Hit Counter