28.11.05

Metáforas da Sinergia


Sinergia não se obtém acidentalmente, nem se sustenta naturalmente, é necessário identificar as semelhanças e valorizar a diversidade

Da mesma forma que a Embraer é mencionada como um caso de sucesso de parceria sinérgica no uso inteligente do conhecimento, o próprio leitor poderia lembrar inúmeras situações onde pessoas, grupos de trabalho, ou empresas, conseguiram obter resultados, em conjunto, impossíveis de serem conseguidos em separado.

Entretanto, o que talvez não seja fácil é extrair lições de cada um desses casos para aplicá-las em uma situação específica, pois fica difícil construir um paralelo entre duas realidades quando uma delas não é totalmente conhecida.

Em outras palavras, mesmo que eu conheça as sutilezas dos meus processos, pouco sei a respeito dos processos do caso que estou comparando com a minha realidade.

Assim, sem conhecer a realidade paralela, fica difícil responder questões relativas à tomada de decisão e ao uso do conhecimento para impulsionar a inovação. E estas são apenas algumas das respostas que se procura obter quando se pensa nas oportunidades de uso cooperativo do conhecimento.


Free Hit Counter