28.11.05

Comportamentos sinergísticos


Será necessário muito estudo, experimentação, avaliação e assíduo aprimoramento para conseguir a "química" correta, que mobiliza um grande time vencedor.

Muitas vezes, no relacionamento onde ocorre a interdependência uma espécie de “magia” se produz. Um fascínio e um encantamento decorrente da aprendizagem e troca mútua de experiências que amplificam o valor e a importância de tudo que se faz em conjunto.

Um valor que cresce quando surgem demonstrações de respeito e confiança, envolvendo pessoas na busca pela realização de aspirações e planos futuros. Este envolvimento, que ocorre em relações interpessoais, pode acontecer em escala mais ampla, onde a socialização seja maior, como nos relacionamentos entre organizações.

Entretanto, esta “magia” não se desenvolve espontaneamente e em alguns casos seu efeito pode ser negativo; o equilíbrio interno dentro de cada componente influencia o efeito amplificador; e não se pode ficar esperando que esta magnificação ocorra independente da nossa vontade.

Portanto, precisamos adotar o sinergismo como atitude e norma comportamental.


Free Hit Counter